Por que os carboidratos e as fibras são tão importantes?

Por que os carboidratos e as fibras são tão importantes?

Por Eduarda Delatorres

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares. São macronutrientes que exercem várias funções no nosso corpo, sendo a principal delas: fornecimento de combustível para produção de energia. Nosso cérebro necessita de um grande suprimento de glicose por minuto para funcionar! Além disso, eles possuem função estrutural, anticeto gênica, de reserva de glicogênio e de poupança de proteínas.

-> Os monossacarídeos são carboidratos absorvidos diretamente para a corrente sanguínea após o consumo. Dentre eles, estão a glicose, frutose e galactose. A glicose está muito presente em frutas e no mel. A frutose, o mais doce dos açúcares, também está presente nas frutas. Quanto mais madura estiver a fruta, mais docinha ela fica, pois possui mais frutose! Já a galactose, não é encontrada livre na natureza, sendo produzida a partir da lactose.

-> Os dissacarídeos sofrem ação digestiva para que possam entrar na corrente sanguínea. Dentre eles, estão a maltose, lactose e sacarose. A maltose também não é encontrada livre na natureza. A lactose, principal carboidrato do leite, já não é tão doce quanto a glicose. E a sacarose, conhecida como açúcar de mesa, é responsável pela doçura das frutas, dos vegetais e do mel.

-> Ainda existem os oligossacarídeos, formados no processo de digestão. E, os polissacarídeos, que ainda dividimos em amido, glicogênio e fibras. Vamos aprender um pouco mais sobre as fibras?

As fibras fazem parte da estrutura das plantas, logo, são encontradas em todos os alimentos que derivam delas. Elas são essenciais para o nosso trato intestinal, ajudam a reduzir o excesso de colesterol e gordura no sangue, previnem eventos cardíacos e carcinogênicos e ainda proporcionam saciedade! É uma ótima ideia associar as fibras nas nossas refeições, para nos manter saciados por mais tempo.

-> As fibras solúveis (encontradas na aveia, cevada, centeio, frutas, leguminosas e hortaliças), formam um gel que aumenta o volume alimentar e retém a umidade das fezes, amolecendo-as e facilitando sua excreção.

-> As fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, frutas, leguminosas e hortaliças), aumentam o volume das fezes e a velocidade da passagem pelo intestino, aliviando constipações.

Para que esse efeito seja proveitoso, precisamos sempre associar o consumo de fibras à ingestão de água. Caso contrário, o efeito será inverso e ficaremos constipados.

Também devemos nos atentar ao consumo excessivo de fibras, pois afetará na absorção da vitamina A e de alguns minerais. Mas, fique tranquilo quanto as fibras das frutas, verduras e legumes, pois não oferecem esse risco.

Percebeu como os carboidratos são fundamentais para o nosso corpo? Então, vale lembrar que não devemos cortar ou reduzir esse macronutriente da nossa dieta sem a indicação e acompanhamento de um nutricionista Esperamos que tenha gostado do post de hoje, até o próximo!

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